[A Voz dos Leitores] O que podemos esperar dos nossos adversários?


Já todos andámos de calculadora na mão, a tentar entender se Portugal pode ou não voltar ao grande palco da final do Festival Eurovisão da Canção. As votações são uma incógnita até ao fim, mas, observando o que se tem passado desde 2008, ano de introdução das duas semifinais, conseguimos detetar algumas tendências, no mínimo, curiosas. O Hélder Simões investigou para o ESCPortugal e para os seus leitores, as edições em que tivemos, na mesma semifinal, os países que competem connosco este ano. Analisámos o número de pontos que cada país nos atribuíu. Parece confuso? Fique a saber mais!

Comecemos com 2008, no ano em que a nossa Senhora do Mar brilhou em Belgrado: nesse ano encontrámos 7 dos 17 países que revemos em Kiev. Recebemos pontos de todos esses sete países, ou seja: Geórgia (7), Suécia (5), Albânia (6), Chipre (3), República Checa (3), Islândia (10). O Reino Unido, que também vota na nossa semifinal, deu-nos 7 pontos.

Continuando em 2009, com Flor-de-Lis e Todas as ruas do amor, Portugal conseguiu pela segunda vez consecutiva o apuramento para a final. Em Moscovo, estivemos com 7 países que irão partilhar o palco connosco no dia 9 de maio. O único desses países a não nos pontuar foi Montenegro, sendo que recebemos 2 pontos da República Checa e da Finlândia, 3 pontos da Suécia e da Arménia, 6 pontos da Bélgica e 8 da Suécia. Como em 2008, o Reino Unido voltou a votar na nossa semifinal e premiou-nos com 6 pontos. 

2010 é um ano do qual nós portugueses sentimos muita saudade. De facto, Filipa Azevedo foi a última portuguesa a cantar por Portugal na final da Eurovisão. Em Oslo, foram nove os países que disputaram a semifinal com a Filipa e que voltarão a concorrer com Salvador: de todos, apenas não fomos pontuados pela Grécia. Recebemos pontos da Geórgia (2), da Bélgica (4), da Albânia (5), da Moldávia (5), da Noruega (6), da Letónia (7), da Islândia (7) e da Polónia (2). Assim como o Reino Unido em 2008 e 2009, em 2010, a nossa vizinha Espanha votou, como votará este ano, na nossa semifinal, atribuindo-nos os mágicos 12 pontos! 

Em 2011, defrontámos 8 dos 17 países que encontraremos a 9 de Maio. Recebemos pontos de apenas 3 países: 2 pontos da Geórgia, 4 da Albânia e 1 da Grécia. Os cinco países que deram null points a Portugal foram Finlândia, Azerbaijão, Arménia, Islândia e Polónia. Porém, tanto Espanha como Reino Unido pontuaram-nos com 8 e 3 pontos, respetivamente. 

Em Baku, Filipa Sousa interpretou Vida Minha de corpo e alma mas, mesmo assim, não conquistou os corações dos eurofãs. Somente nos encontrámos com três dos dezassete países: Geórgia, Suécia e Eslovénia. O país dos Balcãs foi o único a pontuar-nos, tendo-nos atribuído somente 3 pontos. Note-se que o Reino Unido, votante na mesma semifinal, não nos atribuiu qualquer ponto. 


De regresso em 2014, Suzy vestiu as cores de Portugal no palco europeu, encontrando 9 dos adversários de Salvador Sobral. Dos nove, apenas Islândia e Letónia não nos deram qualquer ponto: a Bélgica deu-nos 6 pontos, a Suécia ofereceu-nos os seus 4 pontos, Montenegro, Arménia e Moldávia deram 3 e a Albânia e o Azerbaijão deram-nos 1. A Espanha, que votava na nossa semifinal, deu oito pontos. 

Há dois anos, Leonor Andrade, hoje artisticamente Ella Nor, subiu ao palco em Viena recebendo pontos de 8 dos países da primeira semifinal do ESC2017. Surpreendentemente, desses 8 países, apenas Montenegro e a Eslovénia nos pontuaram com 4 pontos cada. A Suécia, vencedora da edição, Austrália (que em 2015, por ser estreante, pode votar em ambas as semifinais), Chipre, Letónia, Islândia e Polónia deram-nos… 0 pontos. Nem os Big5, que nos costumam ajudar, nos valeram, sendo que a Itália não deu qualquer ponto e o Reino Unido apenas nos ofereceu um mísero ponto.

Em suma, contabilizando apenas os países da nossa semifinal em 2017 no período de tempo entre 2008 e 2015, deram mais votos às propostas de Vânia Fernandes e Filipa Azevedo (49 pontos). A Islândia é o país de quem podemos esperar melhores resultados, tendo-nos atribuído 25 pontos nesse período, destacando-se também a Bélgica e a Albânia, com 16 pontos.

Apesar de tudo, os números são importantes, mas a qualidade da música supera tudo, e todos. 

Por: Hélder Simões

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ARTIGO DE OPINIÃO / Imagem: eurovision.tv

Sem comentários